ÍNDICE
INTRODUÇÃO
AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
TEORIAS RELATIVAS AO ARREBATAMENTO DA IGREJA
OS SINAIS DA VINDA DE JESUS
O ARREBATAMENTO A IGREJA
O TRIBUNAL DE CRISTO
BODAS DO CORDEIRO
OS 144 MIL SELADOS
A GRANDE TRIBULAÇÃO
A VINDA DE JESUS
O MILÊNIO
JUÍZO FINAL
A ETERNIDADE
INTRODUÇÃO
ESCATOLOGIA (Escatologia) esta definição, vem de dois vocábulos gregos, a saber, ESCATOS (Escatos) quer dizer futuro, ou últimas coisas, mais LOGIA (Logia) que é estudo, ou ciência. Então, ESCATOLOGIA é o estudo, ou a ciência sobre o futuro, ou sobre as últimas coisas.
É um estudo de suma importância, visto que, estamos muito próximo deste futuro, ou destas últimas coisas. A Escatologia divide – se em, pelo menos, nove tópicos, que são: Os Sinais da Vinda de Jesus, O Arrebatamento da Igreja, O Tribunal de Cristo, As Bodas do Cordeiro, A Grande Tribulação, A Vinda de Jesus, O Milênio, O Juízo Final e a Eternidade.
AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
Entre todas as profecias, da Bíblia, as Setenta Semanas de Daniel merecem destaque especial. Nelas contém um enigma relacionado ao passado, ao presente e ao futuro. Sem ela era impossível desvendar a Escatologia Bíblica.
A compreensão destas semanas é indispensável para quem pretende entender a Escatologia Bíblica.
Daniel
- UMA DAS CAUSAS MAIS IMPORTANTES DAS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
Um dos mais rigorosos mandamentos da lei era a guarda do ano Sabático (Levt 25 v 1 – 7). Este mandamento implica em que os filhos de Israel teriam que trabalhar seis anos consecutivos, e não trabalhar no sétimo. Durante os doze meses do sétimo ano eles não poderiam trabalhar lavrando a terra. Mas teriam descansá-la por um ano completo.
Mas os hebreus desprezaram este mandamento muito cedo. Desde a sua monarquia até a sua dispersão, a qual deu um período 490 anos, eles não guardaram este importante mandamento. E trabalharam lavrando a terra todos os anos.
Se Deus fosse homem, Ele iria fazer a conta: “Mas quantos anos sabáticos os hebreus me deve mesmo?! Eles trabalharam 490 anos consecutivos. E 490 divididos por 7 são igual 70. Haá eles deve-me 70 anos!” Mas, como Deus, é Deus, Ele já tachou: ao trabalhar 490 anos eles trabalharam durante os meus 70 anos sabáticos!
Deus como é justo. E para descansar a terra Deus apreendeu os judeus por 70 anos na Babilônia (2º Cron 36 v 21; Jer 25 v 11, 12; 29 v 10).
- A INTERCESSÃO DE DANIEL
O profeta Daniel lendo e estudando o Livro do profeta Jeremias (Dan 9 v 2), entendeu que os judeus iriam ficar escravizados na Babilônia por setenta anos. E estava vencendo os setenta anos, e nada estava acontecendo para que eles pudessem ser livres daquela terrível escravidão. Então o profeta começou a orar e a jejuar para que Deus viesse a libertar o seu povo. E Daniel quis saber também como seria o futuro da sua nação (Dan 9 v 3 – 19). E a sua interseção durou vinte e um dias. E por três semanas Daniel orou e jejuou (Dan 10 v 2 – 21).
No mesmo momento que Daniel que começou a orar, Deus lhe deu a resposta. Mas um demônio detém o anjo que traria a, respectiva, resposta. Mas ele continuou a orar r a jejuar, então o Senhor envia outro anjo forte para ajudá-lo. Em fim a sua resposta chega até as suas mãos (Dan 10 v 11 – 14). O anjo que Deus enviara é o anjo Gabriel.
E com respeito à escravidão, já estava se findado. Mas, além dos 70 anos da escravidão, Deus tinha mais sete semanas para os judeus (7 x 7 = 490). Que são igual 490 anos.
- O OBJETIVO DAS SETENTA SEMANAS DE DANIEL
Na escravidão Babilônica, Deus acerta com os judeus os Setenta anos Sabáticos, para descansar a terra. Mais ainda faltavam os 490 anos que eles viveram irregular com o Todo Poderoso. Portanto, ainda lhes faltavam 490 anos, para que o Senhor viesse a cumprir com as maiores bênçãos para os salvos.
Semanas do hebraico que dizer, tão somente, sete. E não obviamente, sete dias (Gên 29 v 27; Levt 24 v 8). E quanto a estas semanas são também de anos:
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e profecia, e ungir o Santo dos santos” (Dan 9 v 24).
E o objetivo destas semanas é que no final delas seis (6) fatores importantes irão acontecer:
a) Para extinguir a transgressão,
b) E dar fim aos pecados,
c) E expiar a iniquidade,
d) E trazer a justiça eterna,
e) E selar a visão e profecia,
f) E ungir o Santo dos santos.
Somente no Milênio pode dar inicio ao cumprimento destas imensuráveis benções.
- DIVISÕES DAS 70 SEMANAS, OU DOS 490 ANOS
As setenta semanas de Daniel são divididas em três etapas. A saber: “Sete Semanas, Sessenta e duas Semanas e uma Semana”.
4.1. Sete Semanas: “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas” (Dan 9 v 25). Sete semanas são iguais: 7 x 7 = 49. Esta parte refere-se a um período de 49 anos que iniciou em 14 de março
4.2. Sessenta e duas Semanas: “E sessenta e duas semanas”. Sessenta e duas semanas são iguais: 62 x 7 = 434. E fala a respeito do período que iniciou na com inauguração de Jerusalém e se estendeu até por volta do ano 30 – 33 d.C. na época do batismo de Jesus, que aproximadamente, 434 anos.
4.3. Sete semanas e sessenta e duas semanas: “Sete semanas” são iguais: 7 x 7 = 49. Um período de 49 anos. Mais “sessenta e duas semanas” são iguais 62 x 7 = 434. É um período que duraram 434 anos. Unindo os dois períodos, usando a linguagem “anos”, temos: 49 anos, mais 434 anos que é igual a 483 anos (49 + 434 = 483). Justamente nesta época os judeus não receberam a Jesus, mas mandou crucificá-lo (João 1 11, 12); faltando 7 anos para os 490 anos. Usando o linguajar “Semanas”, temos: 7 semanas, mais 62 semanas, que são iguais a 69 semanas (7 + 62 = 69); mas nesta época “Cristo veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João
4.4. Uma Semana: ”E ele firmará um concerto com muitos por uma semana” [Dan 9 v 27 (a)]. Eis aqui a semana, ou os sete anos que faltavam. Esta semana é dividida em dois períodos. Como os judeus quebraram a Aliança com o Salvador, Ele fez uma Aliança com Igreja. Assim o Deus parou de tratar com os judeus faltando esta semana, ou sete anos. Então, quando Cristo Arrebatar a sua igreja, ou melhor, quando não haver mais a igreja na terra, Deus volta a tratar com os judeus. Como só falta esta semana para eles, portanto, após a tirada a igreja da terra inicia esta semana, a Septuagésima Semana de Daniel, a qual se trata da Grade Tribulação.
Semana que é dividida em duas partes, ou dois períodos (Dan 9 v 27). O primeiro período se chama “O Tempo da Falsa Paz”, que durarão acerca de três anos e meio. E o segundo período é denominado: “O Tempo da Grande Tribulação, ou Aflição”, que também durarão aproximadamente três anos e meio.
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- 1. TEORIAS RELATIVAS AO ARREBATAMENTO DA IGREJA
PARCIALISMO (Arrebatamento Parcial da Igreja)
PÓS-TRIBLACIONISTA (Arrebatamento após a Tribulação)
MESOTRIBULACIONISTA (Arrebatamento no meio da Tribulação)
PRÉ-TRIBULACIONISTA (Arrebatamento antes da Tribulação)
2.2. TEORIA DO ARREBATAMENTO PARCIAL
Segundo a esta teoria, o arrebatamento ocorre antes da Tribulação. Mas, porém, apenas os que estiverem plenamente preparados, vigiando e esperando a Vinda de Cristo, e tiverem alcançado certo nível de espiritualidade que os torne dignos de ser incluídos no arrebatamento.
E todos os despreparados permanecerão na Terra durante a Tribulação para serem provados e purificados através dos grandes sofrimentos, sendo arrebatados posteriormente.
Esta teoria tem sido pouco adotada devido a sua semelhança com a doutrina católica do purgatório, segundo a qual o sofrimento pode purgar pecados.
2.3. TEORIA DO ARREBATAMENTO PÓS-TRIBULAÇÃO
Os defensores dessa teoria acreditam e ensinam que os cristãos passarão pela Tribulação. Segundo eles, o arrebatamento ocorrerá imediatamente antes da Vinda do Senhor Jesus para o juízo Final. Os Pós- tribulacionistas afirmam que o Arrebatamento da Igreja e a volta de Jesus Cristo para reinar são apenas aspectos deferentes de demonstrar um único evento que acontecerá no final da Grande Tribulação. E isto ocorrerá justamente antes da derrota da besta e seus seguidores e início do milênio.
2.4. TEORIA DO ARREBATAMENTO EM MEIO A TRIBULAÇÃO
Consoante a visão dos mesotribulacionistas, o Arrebatamento da Igreja ocorrerá no meio da Grande tribulação. Conforme essa interpretação, a Igreja será arrebatada ao final da primeira metade (três anos e meio) da septuagésima semana de Daniel.
Segundo eles, a igreja suportará os acontecimentos da primeira metade da Tribulação, que segundo os mesotribulacionistas, não são manifestações da ira de Deus. Ela será arrebatada antes que comece a segunda metade da semana, que segundo essa teoria, contém todo derramamento da ira de Deus. Eles afirmam - se que o Arrebatamento ocorrerá junto com o soar da ultima trombeta e a ascensão das duas testemunhas de Apocalipse 11.
A teoria do arrebatamento mesotribulacionista é essencialmente uma via média entre as posições pós-tribulacionista e pré-tribulacionista. Concorda com o pré-tribulacionismo ao afirmar que o arrebatamento da igreja é um acontecimento distinto da segunda vinda de Cristo. Tem em comum com o pós-tribulacionismo as crenças de que a igreja tem promessas de tribulação aqui na terra e necessita de purificação.
2.5. A TEORIA DO ARREBATAMENTO PRÉ-TRIBULACIONISTA
Os pré-tribulacionistas acreditam na interpretação dispensacionalista da Palavra de Deus. E que igreja e Israel são dois grupos distintos, e para os quais Deus tem um plano divino.
Segundo a teoria do Arrebatamento Pré-tribulacionista, Cristo arrebatará a igreja antes da Grande tribulação.
A maioria dos Teólogos e dos evangélicos adere a esta teoria.
- 2. ESCATOLOGIA PRÉ-TRIBULACIONISTA:
3.1. OS SINAIS DA VINDA DE JESUS:
Os Sinais da Vinda de Jesus são chamados também de Sinais dos Tempos. Eles consistem no conjunto de acontecimentos que precedem a segunda Vinda de Cristo e que estão registrados na Bíblia, muitos tempos, antes, dos respectivos, acontecimentos. Estes sinais são:
Guerras e Rumores de guerras,
Nação contra nação, Terremotos em vários lugares,
Pestes, Fomes, Pai contra filho, E filho contra pai,
A falta de amor, O aumento da iniqüidade, O aumento da ciência, O descontrole da natureza, O aumento dos falsos profetas, E muitos outros. (Daniel 12 v 4; Mateus 24 v 4 – 14)
3.2. O ARREBATAMENTO A IGREJA:
(Filipenses 3 v 20, 21): Arrebatamento do Grego é Harpazo; do Latim é Rapto. E significa: retirada brusca, sobrenatural e inesperada da igreja deste mundo, onde subirá ao encontro de Jesus nos ares. Não sabemos o dia e nem à hora. Marcar esse dia é missão dos falsos profetas. Mas não falta sinal nenhum mais a acontecer. Todos já estão cumprindo. O arrebatamento da igreja será assim: 1) só os salvos o verão, quem vai ficar só sentirá a falta deles; 2)será muito rápido, não vai dar tempo para nada (Mateus 24 v 27; 1ª Coríntios 15 v 52); 3) será numa hora em que o homem não esteja esperando (Mateus 24 v 44).
Veja os detalhes, do Arrebatamento: (1ª Tessalonicenses 4 v 13 – 18):
1º. O mesmo Senhor descerá do Céu;
2º. Com alarido (barulho de guerra);
3º. Com a trombeta de Deus;
4º. A ressurreição dos crentes que morreram, com Cristo. Eles ressurgirão já transformados com o corpo glorioso (v16);
5º. A transformação dos crentes, salvos num corpo glorioso (1ª Coríntios 15 v 51,53, 54);
6º. E subiremos ao encontro do Senhor, nos ares. Tudo isto, num abrir e fechar de olhos, ou com a velocidade de um relâmpago. Assim, estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, Consolai-vos um aos outros com estas palavras.
- O TRIBUNAL DE CRISTO:
[Do grego é Bématos tou Chiristou]. E significa, Corte de Justiça de Retribuição. Este Tribunal será inaugurado logo após o Arrebatamento da Igreja; tem Jesus Cristo como Juiz; e ocupar-se-á do julgamento dos santos quanto ao serviço divino. Confira: “Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do Tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou o bem ou o mal”, (2ª Coríntios 5 v10). Este julgamento só é para os salvos, nele não consiste condenação. O seu objetivo é recompensar o serviço, ou a prática dos fieis na igreja aqui na terra. Tudo o que fazemos com fé e amor na obra de Deus, como: contribuições financeiras, evangelismos, visitas, mão de obra nas construções, ajudas, orações, pregações, louvores e etc., nós receberemos galardões. Mas tudo isto sendo feito só para alguém ver, forçado, ou só para conseguir uma retribuição aqui neste mundo; perdemos o nosso galardão.
E, todavia, vamos depender do galardão lá no Céu para assim podermos servir melhor a Cristo, esta é a vontade dele para conosco (1ª Coríntios 3 v 11 – 15).
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- 4. BODAS DO CORDEIRO
(Apocalipse 19 v 5 -9): [Do grego é gamou tou arniou (gamou tou arniou)]. Bodas é festa de casamento, mas quanto a esta festa, será promovida pelo Cordeiro, ou melhor, Cristo. E se trata da cerimônia da Consumação da União mística entre Cristo e a Igreja. Será uma celebração tão elevada e inefável, que durará cerca de 7 anos, e que nem mesmo no Céu ocorreu igual. Nas Bodas do Cordeiro a Igreja já estará em seu corpo glorioso; já galardoada; irá participar da Ceia do Senhor, Ele mesmo nos servirá a Ceia (Mateus
- OS 144 MIL SELADOS
A Igreja estando aqui na terra não haverá um relacionamento exclusivamente judaico para com Deus.
A Bíblia ensina que todos os salvos independentes de raça desfrutam de uma posição no Corpo de Cristo, conforme indicado em Colossenses 1.26-29; 3.11; Efésios 2.14-22; 3.1-7. No desenrolar da septuagésima semana, a Igreja estará ausente, pois dos salvos restantes em Israel Deus sela 144 mil judeus, 12 mil de cada tribo de acordo com Apocalipse
O fato de Deus tratar novamente com Israel nesse relacionamento nacional, separando-o por identidade nacional e mandando-o como representante às nações no lugar das testemunhas da Igreja, indica que a Igreja não deve estar mais na terra.
6 A GRANDE TRIBULAÇÃO:
(Mateus 24 v 21), Enquanto cada crente fiel estará regozijando com Cristo na Glória, os desobedientes estarão aqui na terra sofrendo nas garras do Anticristo, de Satanás, dos demônios e das punições divinas. Será um período de aproximadamente, 7 anos que se iniciará com o Arrebatamento da Igreja (2ª Tessalonicenses 2 v 8-9). Este Período tem vários nomes, a saber: Grande Tribulação, Tempo de Grandes Aflições, Septuagésima Semana, À Hora da Tentação e muitos outros. Assim como Deus deu todo poder a seu Filho, Jesus Cristo, Satanás entregar-se-á todo o comando maligno ao seu filho o Anticristo, que também tem vários nomes, a saber: Besta que subirá do mar, o iníquo, o homem do pecado, o filho da perdição, a ponta pequena e etc.. Este período de cerca de 7 anos será dividido em 3 anos e meio de falsa paz e 3 anos e meio de generalizada grade tribulação (Daniel 9 v 27). Nos primeiros 3 e meio a Besta defenderá a nação israelita e atacará severamente todos os religiosos do mundo. Este tempo será chamado de falsa paz é só porque ainda não terão as pragas. Mas a Besta promoverá guerras infernais contra todos quantos não o aderir e não receber o número 666. Ele fará jorrar rios de sangue daqueles que por amor a uma religião não o adore. Besta fará no mundo uma só religião, uma só moeda. Ela controlará: os exércitos, os policiais, o comércio, as políticas, toda economia, do mundo inteiro. Ninguém poderá comprar e nem vender se não estiver à marca 666 e para ter esse número, à pessoa precisa aceitá-lo como deus. Fazendo isto, o indivíduo assina a sua sentença para sempre na perdição eterna (Apocalipse 13 v 11 – 18). E no 2º 3 anos e meio, a Besta deixará de atacar tanto os religiosos no mundo e atacar-se-á infernalmente a nação israelita.
Com isto inicia as pragas: 7 selos, 7, trombetas e 7 taças (Apocalipse 6; 8; 9; 11 v 15 -19; 16). Quase todos os elementos, como: selos, trombetas e taças representam um período de terrível sofrimento. Não compensa ficar aqui neste mundo. O único escape é Jesus Cristo.
7– A VINDA DE JESUS (Mateus 24 v 29 – 31):
A Vinda de Jesus, não é o Arrebatamento da Igreja. Confira: a) no Arrebatamento da Igreja, só os salvos o verão; a Vinda de Jesus, todo olho verão. b) no Arrebatamento, os salvos irão subir ao encontro do Senhor; na Vinda de Cristo, é os anjos que reúne o pessoal. c) no Arrebatamento, Cristo virá até as nuvens; na sua Vinda, Ele virá até a Terra. d) o Arrebatamento será para a Igreja; a Vinda será para os convertidos dentre a nação de Israel e os santos da Tribulação. e) no Arrebatamento Cristo vira buscar a Igreja; na sua Vinda, Ele vira com a Igreja e os anjos (Judas 14; Apocalipse 11 v 14). Visto que, na grande tribulação os anjos, os 144 000 judeus e as duas testemunhas vão pregar o Evangelho, então muitos aceitarão a Cristo como salvador e muitos deles não dão tempo a Besta matar; são estes que os anjos vão recolher e colocá-los à direita (Mateus 24 v 31; 25 v 31 – 33). Eles vão povoar no MILENIO. Na sua Vinda Cristo virá para salvar Israel do anticristo, acabar com a grande tribulação, julgar as nações e iniciar o Milênio.
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8 O MILÊNIO (Apocalipse 20 v 4 -6). Trata-se de um período de mil anos, o qual, Cristo reinará sobre a terra. Na sua Vinda Cristo: lançará o Anticristo e o Falso profeta no Lago de Fogo (Apocalipse 19 v 19, 20), prenderá Satanás e os demônios no abismo por mil anos (Isaias 24 v 21, 22; Apocalipse 20 v 1, 20); aniquilará todos os ímpios (Apocalipse 19 v 15 – 18; 21); extinguirá o pecado e a transgressão; expiará a iniqüidade; trará justiça eterna; selará a visão e profecia; e ungirá o Santo dos santos (Daniel 9 v 24). Este período a terra será totalmente frutífera; o povo todo servira a Deus; Jerusalém será a capital do mundo; a igreja reinará com Cristo (Apocalipse 20 v 4); Israel será restaurado e servira a Cristo; os animais serão todos mansos; (Isaias 11; 65 v 17 -25). E final do Milênio Satanás será solto por um pouco de tempo e enganará uma grande multidão fará uma guerra, chamada Gogue a Magogue, contra Cristo e sua Igreja, então o Senhor ordenará que desça fogo do céu e os consuma (Apocalipse 20 v 7 -10). Com isto, inicia o:
9 – O JUIZO FINAL (Apocalipse 20 v 11 – 15):
Isto se trata do Julgamento final e universal que começa pelos inimigos das nossas almas: Satanás e os demônios, em seguida todo ser humano desde Adão até aquele dia. Lembrando que a igreja já fora julgada no Tribunal de Cristo. O Juízo Final será para: satã, os anjos caídos (os demônios), os ímpios (de toda a história da humanidade) e os milenistas (a população do Milênio). A Igreja estará julgando com Cristo neste julgamento (1ª Coríntios 6 v 2, 3).
Confira alguns detalhes relativos ao Juízo Final:
1º. Jesus Cristo será o Juiz (João 5 v 22).
2º. V 11: Ao aparecer o Grande Trono Branco, fugirá a terra e o céu: não terá terra e nem céu. Isto significa que não tem como fugir.
3º. V 12, 13: Ocorrerá uma mega (uma grandíssima) Ressurreição. Não importa aonde, como e quando o indivíduo faleceu, naquele dia, milagrosamente, ele ressurgirá.
4º. E, todavia, abrir-se-ão os LIVROS. Serão pelo menos três livros:
1º a Bíblia (João 12 v 48);
2º o Livro da Vida, onde Deus registra os nomes dos seus filhos espirituais, (Filipenses 4 v 3);
3º o Livro das Obras, onde Deus registra todo, inclusive nossas atitudes, (Salmos 139 v 16). Todos serão julgados segundo os livros;
5º. V 14, 15: E todo aquele que não for achado o seu nome escrito no Livro da Vida, serão lançado no Lago de fogo. Esta e a segunda morte, onde jamais terão uma oportunidade.
6º. Assim começa a eternidade
7º. HOJE CRISTO É O ÚNICO ADVOGADO PARA ESTE TIPO DE CAUSA (1ª João 2 v 1, 2). NO JUIZO FINAL NÃO TERÁ ADVOGADO.
10 A ETERNIDADE:
Os ímpios serão lançados no Lago de fogo (Marcos 9 v 43 – 48) e permanecerá para sempre. Eles têm hoje, a cada segundo, oportunidades para aceitar a Cristo como Salvador, naquele dia se finda as oportunidades. E os Salvos viver-se-ão para sempre na Nova Jerusalém com Deus, onde serão enxugados dos olhos dos salvos toda lagrima. Na glória, estaremos perpetuamente, longe de todo: perigo, medo, pecado, mal, doença, problema, cansaço, tristeza, pobreza, falta, preocupação e etc. na Nova Jerusalém só terão: alegria, harmonia, paz, regozijo, vida eterna, abundancia, prazer, segurança, justiça, amor, felicidade e tudo de bom, justo, perfeito. (Apocalipse 21; 22).
Vale realmente apena fazermos de tudo para chegar lá. É só ser fiel a Cristo que Ele garante tudo por nós.
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